Uma cozinha artesanal, genuinamente bolognesa, baseada na tradição, na paixão e na origem da família. Os irmãos Paula e Roberto Lazzarini fundaram o Spadaccino em agosto de 1998, numa simpática casa na Vila Madalena e ali imprimiram suas paixões: a gastronomia e a esgrima. Daí vem o nome e a ambientação alusiva, expressa em fotos, trajes, máscaras, espadas, além de troféus e medalhas conquistadas por ambos no Brasil e
no mundo.

A vocação e a origem do Spadaccino se proclamam pelas massas, cuidadosamente preparadas em atelier próprio, com capricho artesanal e receita de família. Basta conferir a textura suave e o paladar preciso das massas frescas tortellini, ravioloni ou das secas do tipo tagliolini, penne, tagliatelle, linguine, entre outras, que evoluem quando combinadas com molhos selecionados da culinária da região.

Na aposta pela tradição bolognesa também aparecem os antepastos variados, carnes especiais e irresistíveis sobremesas, que primam pela leveza e gosto refinado.

Al longo do ano, o cardápio apresenta variações com festivais temáticos, de acordo com as estações e sazonalidade dos ingredientes. Paula tem o prazer de pesquisar receitas antigas de outras regiões e compor a seu estilo o menu, elegendo ingredientes que definem o tema de cada festival. Entre eles: Tutto alla Frutta – Bologna La Dotta - Carciofi, todos harmonizados com vinho e geralmente em parceria com vinícolas, como A Caccia con Pio Césare - Marsala - Vino Bianco.

A carta de vinhos merece destaque pela excelente seleção de rótulos escolhidos pelo sommelier da casa Alberto Amorim, que valoriza a boa procedência e os preços compatíveis. Ela vem com descrições que facilitam a escolha e harmonização com o cardápio.

“Gostamos de proporcionar uma viagem à Itália que começa na culinária e segue na ambientação, nas cores, nos objetos, na fonte do jardim interno, no vinho, na música e até nas palavras em italiano que compõem o cardápio”, comenta Paula Lazzarini. “Na essência está o equilíbrio dos sabores de cada prato e a composição da refeição, do antepasto à sobremesa. E o vinho, sem dúvida, é um grande responsável pela harmonia desta experiência”, complementa.